Prédio inaugura sistema de turbinas para gerar energia

Foi inaugurado hoje, no Bahrein, o primeiro conjunto comercial do mundo equipado com turbinas de vento para gerar eletricidade. Quando totalmente operacional, o sistema, dotado de três hélices de 29 metros de diâmetro, deve fornecer de 11% a 15% da energia elétrica consumida pelas duas torres do World Trade Center do país.

Segundo os incorporadores do projeto, além das turbinas, o projeto aerodinâmico dos edifícios, que têm a forma elíptica, faz com que eles atuem como aerofólios e garantam a força do vento necessária para a produção de energia.

O projeto foi desenvolvido pela Atkins Architects and Engineers e pelos especialistas em turbinas da Norwin. Segundo Ole Sangill, diretor de parcerias da Norwin, a construção do edifício foi um marco para a arquitetura ambientalmente responsável do mundo. De acordo com ele, o sistema deverá ficar operacional 50% do tempo.

Já Simha LytheRao, diretor de projeto da Atkins, que discursou na abertura do conjunto comercial, o uso de hélices sem muitas modificações em relação às tradicionais assegurou um custo de construção viável até mesmo para futuros empreendedores que desejem utilizar a técnica.

AFP
Conjunto comercial foi dotado de turbinas que podem gerar energia elétrica

0 comentários.: