Carrapatos que podem matam são ameaça para Eurocopa

Enquanto o Rio de Janeiro sofre com a dengue, Áustria e Suíça, que irão dividir a organização da Eurocopa de 2008, no meio do ano, lutam contra os carrapatos. Pode parecer brincadeira, mas é isso mesmo. Austríacos e suíços têm trabalhado com empenho para exterminar as espécies perigosas que, quando picam pessoas, transmitem um vírus que paralisa o sistema nervoso e pode levar à morte. O risco aumenta consideravelmente durante o verão europeu, época em que a competição será disputada. A Uefa e algumas seleções que irão disputar a Euro já mostraram preocupação.

A Espanha é uma delas. A Federação Espanhola de futebol, a pedido do técnico Luis Aragonés, consultou especialistas no assunto. E ficou mais aliviada ao saber que a situação no local onde seus jogadores ficarão concentrados não é tão grave quanto parece.

- É improvável que um jogador seja mordido por um carrapato durante as semanas de estadia na Áustria e Suíça. Sobretudo em Innsbruck e arredores (estado de Tirol), o risco é especialmente baixo - afirmou Horst Aspöck, especialista nesse tipo de parasita, em entrevista ao Jornal "20 Minutos", da Espanha.

Especialista diz que é seguro, mas recomenda vacinação

A seleção espanhola ficará concentrada em um hotel quatro estrelas, quase isolado no meio das montanhas, o ambiente preferido do carrapato, acostumado às áreas rurais. Apesar de acreditar que as chances de infecção são mínimas, Horst recomendou que todos os membros da delegação sejam vacinados.

- Nunca podemos descartar a possibilidade de um carrapato infectado picar uma pessoa, seja na Áustria, Alemanha, República Tcheca, Suíça ou Hungria - afirmou o especialista.

Por esse motivo, a Uefa recomendou a vacinação de todas as pessoas envolvidas na Eurocopa, principalmente jogadores e membros da comissão técnica das 16 seleções. A competição será disputada entre 7 e 29 de junho.

0 comentários.: