MC Dengosa usa funk para alertar sobre riscos da dengue

“Sou Dengosa e estou aqui / Venho para incentivar / Junto com as dengosinhas /
Dengue não vai te abraçar”.

Nesses tempos de epidemia de dengue no estado, os versos acima, cantados num ritmo entre o funk e o rap, têm feito coro em escolas da rede municipal de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

A autora da letra é a MC Dengosa, agente de saúde que usa o rap para fazer apresentações educativas sobre a doença em creches e escolas do município.

  • Sonho é ouvir músicas tocar nas rádios

Ela garante estar em ritmo acelerado de trabalho desde o começo do verão, fazendo shows em cerca de oito escolas e creches por semana - duas por dia, numa jornada de terça a sexta-feira. Sua preocupação é sensibilizar as crianças do risco da dengue. Ela afirma que não recebe nada pelas apresentações, além de seu salário como servidora municipal.

“Com a epidemia, tenho ido de sala em sala, nas turmas do primeiro ao sexto ano das escolas do município falar sobre o problema da dengue. Distribuo panfletos, explico o ciclo de vida do mosquito no quadro e, por fim, canto minhas músicas junto com as crianças, que se divertem bastante”, explica ela que, apesar de admitir ter o sonho de ouvir suas canções tocarem nas rádios, não gosta de ser chamada de funkeira ou de rapper.

Dengosa, como é mais conhecida, chama-se, na verdade, Heloísa Faria da Costa, e sua trajetória profissional é quase tão antiga quanto o problema da dengue no estado.

  • Desde 99

Heloísa já interpreta a MC desde 1999, mas ao fazer um curso oferecido pela Secretaria municipal de Saúde, começou a improvisar músicas educativas sobre a dengue e recebeu de um amigo o apelido.

“Sempre fui muito extrovertida e o pessoal da Secretaria viu que eu tinha perfil para trabalhar com a parte educativa, de prevenção. Eu percebia que as pessoas não dão muita atenção a panfletos e folders e, por isso, comecei a fazer as músicas, que atingem, principalmente, as crianças. Atualmente trabalho com duas canções que fiz há dois anos”, explica ela, que busca patrocínio para expandir seu trabalho para instituições privadas e outros estabelecimentos.

  • Dengosinhas

Sempre que tem um trabalho mais importante, como a inauguração de um posto de saúde, Dengosa leva consigo as ‘dengosinhas’, grupo de adolescentes que dança coreografias explicativas, ensinando a tampar a caixa d’água e a limpar o quintal.

“As dengosinhas originais já estão casadas e têm filhos. Já estou com uma nova geração de dengosinhas, que dançam e interpretam o mosquito, Aedes aegyptI. Agora, vão entrar três meninos no grupo para ajudar a gente”, explica ela, com um discurso que faz lembrar a época das paquitas, nos programas da apresentadora infantil Xuxa Meneghel.

0 comentários.: